quinta-feira, 7 de junho de 2012

UMA VIAGEM INESQUECÍVEL, DE SAHARA (NX350 - HONDA)

Decidi relatar essa viagem magnífica por encontrar vários relatos de passeios postados na net por outros aventureiros. Bem, saímos de Irecê – BA com destino a Aracaju – SE numa sexta-feira da segunda quinzena de abril de 2012, as 10 da manhã. A viagem era a realização de um projeto nosso, e nossa intenção foi a de nos divertir sem compromisso com horário. Dispúnhamos de três dias para descansar (raridade), e resolvemos que nada nos atrapalharia, que tudo seria divertido. A viagem começou com velocidade de cruzeiro, 90 a 100 k/h, fomos na nossa companheira, uma sahara 1991, customizada, passamos por João Dourado, América Dourada e Morro do Chapéu, e paramos para abastecer em Porto Feliz. Aí aconteceu o primeiro imprevisto. Deixei a moto no descanso na bomba para abastecer e me distraí. A moto tombou, e seu peso foi aparado pelo guidão e mata cachorro. Na queda o acelerador (punho) ficou preso, e nos atrasamos um pouco, cerca de meia hora até arrumarmos uma chave hallen de 6mm para recolocar o punho na posição certa, mas nada nos atrapalhou, tudo era diversão. Há, no abastecimento a moto pegou $R20,00 de combustível (2.80 o litro, econômica não?). Seguimos viagem e paramos para almoçar as 13:30 em Baixa Grande, cerca de 200 km do ponto de partida. A comida foi boa, um bodinho no molho com pirão arroz e salada, acompanhado de uma coca cola para facilitar a digestão. Voltamos para estrada as 14:30. após passarmos por Ipirá, pegamos uma chuvinha fina, chatinha, paramos no acostamento e colocamos as roupas de chuva. Chegamos a Feira de Santana (370 km do ponto de partida) 16:30, como relatei, passeávamos. Em Feira de Santana, gastamos mais de uma hora para passar a cidade, a rodovia estava em obras, e a fila de caminhões e veículos menores era enorme. Saíamos de um congestionamento e logo outro. Pegamos a BR-101, em direção a Aracaju, as 17:30hs. Nossa intenção era dormir na próxima cidade, aí então passei a andar um pouco mais rápido e me surpreendi com o desempenho da nossa saharinha, viajamos a 130 a 140km/h. A fila de carretas era enorme, mas não encontramos dificuldade em ultrapassar. Resolvemos adiantar a viagem um pouco, pois tínhamos ainda 300 e poucos km à frente, e nosso tempo para o passeio era curto. As 19:45hs, chegamos ao posto da Polícia Rodoviária de Cristópoles - SE, a 124 km de Aracaju, e como começou novamente a chover, resolvemos pernoitar na cidade. Dormimos um hotelzinho de beira de estrada, atrás de um posto de gasolina. Antes porem, tomamos um banho e fomos procurar o que comer. O frentista do posto nos indicou um bar/restaurante nas proximidades. Guardamos a moto e bagagem e fomos ao rango. Pedimos uma porção de macaxeira (aipim) com carne de sol (8,00) e dois copos americanos de café com leite. Rapaz, aquilo foi uma montanha de aipim com carne de sol, acompanhada de ovo frito e manteiga, cuscuz de milho... e o garçom ainda nos informou que muitos ainda reclamam da pouca quantidade. Comemos pra caramba e gastamos $R11,00, e fomos dormir. Retomamos a Viagem as 6:00hs, após abastecermos a moto (24,00). Viajamos devagar, pois além de chover fino, o frentista nos informou que à frente, iriamos nos deparar com muitas e perigosas curvas, e que o asfalto estava cheio de ondulações por causa dos caminhões. Chegamos a Estância – SE as 7:00hs e logo alcançamos a rodovia duplicada, aí passamos a andar mais rápido, cerca de 120km/h. Antes das 8:00hs, chegamos a Aracaju. Nós não conhecíamos a cidade, e fui na BR-101 até o centro, e me perdi. Foi divertido. Nesse momento a moto começou a ratear a aceleração, e resolvemos procurar uma oficina para verificar. Nas duas primeiras o pessoal informou não poder fazer o serviço no mesmo dia. Mas nos indicou a ARACAJU MOTOS. O pessoal de lá foi fantástico. Enquanto desmontavam o carburador tomamos café da manhã no bar ao lado (bom café). Atendimento nota mil na oficina de motos. O mecânico retirou o carburador, limpou, mas me informou que o mesmo já apresentava um alto desgaste, o que não era conveniente para viagens mais longas. Perguntei se não tinha um carburador novo, mas o gerente informou ser muito difícil carburador para a sahara, ele não sabia que usamos um carburador da honda NX-200 mecânico ( não influência no rendimento e a moto fica super econômica), aí sim o novo carburador (200,00 em 4x no cartão). Não cobraram o serviço, mas dei uma gorjeta só mecânico. No final do serviço do mecânico começou a chover novamente. Uma chuvinha fina. Resolvemos procurar um lugar sossegado para ficar e pedimos informação ao pessoal. Nos indicaram seguir viagem pela linha verde sentido Bahia, e logo logo encontramos vários lugares pequenos mas maravilhosos, e que atendiam nossas expectativas. Almoçamos em uma vilinha, comidinha caseira, feijão, arroz, carnes e frango, acompanhado de duas saladas e uma coca cola de litro ( 23,00). e seguimos viagem. Chegamos a uma vila linda, CAUEIRA , e resolvemos ficar. Na pensão nos cobraram R$100,00 o casal com direito ao café da manhã, bom preço. Lugar confortável, e o café da manhã foi um banquete. No dia seguinte, saímos do hotel as 6:30hs, após um banquete, e retomamos a viagem. Eu tinha um compromisso em Estância, e fomos informados pelo dono do hotel que não precisaríamos voltar a Aracaju para retomar a BR-101, e que de onde estávamos, Estância estava a 50km mais ou menos. Tinha uma estrada vicinal que dava acesso a BR-101. Essa estradinha sobe a serra, umas curvinhas divertidas, e logo chegamos a Estância. Me dirigi a universidade e me informaram que o compromisso era no período da tarde. Pegamos a estrada novamente e fomos para o litoral, outras praias. Tudo lindo e maravilhoso. A moto cooperava e era conivente conosco. Parece que adorava o passeio. As 12:30hs, retornamos a Estância e almoçamos numa espelunca, sô que comidinha ruim, mas ruim mesmo, e cara. Cumpri o compromisso e viajamos para Cristópoles. Nos hospedamos no mesmo hotel de beira de estrada e combinamos que as 3:00hs da manhã começaríamos a viagem de volta. Acordei as 3:15hs, chamei a parceira, abastecemos a saharinha ($R23,00) e pé na estrada. Chovia fininho e perto de Alagoinhas – BA, nos deparamos com uma carreta tombada na pista. Há, quando saímos de Cristópolis, uma cara passou a viajar com a gente. O danado pilotava uma 150cc da honda, vermelha, placa de Rio real – BA. Viajamos a 110/120 km/h, mas depois de Alagoinhas ele tomou outro rumo. Chegamos a Feira de Santana, 6:15 da manhã de segunda feira, e passamos direto. Fomos tomar o café da manhã em Ipirá. Abastecemos ($R22,00), e partimos para Irecê – BA. As 10:35hs, tomamos um caldo de cana na barraca de um amigo próximo ao calçadão em Irecê. Fiquei observando nossa cúmplice, a saharinha 1991, é danada de raçuda, anda em velocidade compatível com nossas estradas e é econômica (140,00 aproximadamente de gasolina em toda a viagem). Confesso que estava preocupado no início da viagem. Minha moto está com pequeno vazamento junto a vela de ignição. Acho que é uma rachadura no cabeçote. Percebamos quando fiz o motor a 10 meses atrás, mas resolvi não mexer. Coloquei tudo novinho, e a maquininha anda pra caramba. Agora acho que vou tirar o cabeçote e verificar a rachadura, pois vou para tocantins em julho, e tenho certeza que minha saharinha vai corresponder a todas as minhas expectativas. Boa de montada, raçuda e andadeira, sem contar a economia. Há o carburador velho?... Eu trouxe e vendi por R$100,00. Como podem ver, nossa aventura inteirinha ficou por 380,00, com alimentação, hospedagem e combustível. Tenho ou não que estar satisfeito?...Também, não vi moto nenhuma que andou com a gente por aí, afinal, podem até correr muito, mas pilotar com segurança, com a certeza de ir e voltar, é pilotar com consciência, e minha saharinha, me proporciona esse prazer. Aí está ela inteirinha, não se engane, é ousada. Vou pintar toda novamente e colocar pneus novos, tirar um vazamento pequeno e trocar os freios. Montagem dela: 1. Para-lama dianteiro da brós 2. Rodas alumínio reforçadas (na lateral) aros 17, raiadas nos cubos originais da sahara (os raios deram trabalho para achar) 3. Frente da yamaha Lander (troquei por causa da luminosidade e aerodinâmica) 4. A bolha recortei a antiga original da sahara 5. Protetor de mão modelo circuito 6. Laterais da Brós 2008 invertidas 7. Pneus da honda Twister 250cc, sendo que o traseiro é mais alto (120x17) 8. Painel da Yamaha xtz 125. O resto é original. Chama a atenção onde que que passe, principalmente em movimento, é ligeira e esperta. Um pouco pesada no transito, mas estou acostumado e não encontro dificuldade alguma. Vou reformar toda novamente. Sou apaixonado por ela. Gostaria de melhorar a customização, mas na minha região pego muito chão e buraqueira, o que torna a ideia inviavel. Bem é isso. Espero que gostem.

Um comentário:

Diego e Laísa disse...

muito bom seu relato!
Qual foi sua média de consumo km/l com esse carburador da NX 200?